sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Editar pode ser simples

Editar fotos com o Irfanview é tarefa bem simples. O programa é leve e oferece recursos básicos e fundamentais para tratar imagens. Recortar, editar, corrigir cores, brilho e contraste estão entre as opções. Suporta vários formatos e também permite conversão, o que é um forte facilitador para os dias atuais. Quem não necessita de um editor profissional, vai se considerar bem atendido pelo Irfanview. 

Na definição dos professor Carlos Castilho, ele  é o “fusquinha” dos editores, mas eu completaria afirmando que pode até ser um fusquinha – eficiente e econômico -, mas bastante turbinado. Não deixa nada a dever aos outros programas do gênero existentes no mercado e, o que é melhor, não tem aquela infinidade de janelas que mais complicam do que facilitam a vida do usuário. 

Para as duas fotos postadas abaixo, as tarefas foram Redimensionar (Foto1) e Recortar (Foto2).  Ambas podem ser realizadas rapidamente no Irfanview. 

REDIMENSIONAR 
Para redimensionar, basta  abrir a imagem e, em seguida, clicar em “imagem”. Aparecerá o menu no qual está a palavra “Redimensionar”. Agora, basta apenas você clicar em “definir tamanho” e assinalar o tamanho desejado, seja em pixels, centímetros ou polegadas. Também é possível realizar o processo clicando na caixa “novo tamanho com % do original”.  No caso da foto abaixo, optei por um formato mais leve, para postar na web.

Praia da Ponta Verde, Maceió (AL)

RECORTAR
O recorte também é feito de maneira muito prática. Com a imagem aberta, basta selecionar a parte desejada (arrastando o mouse até definir a área desejada). Em seguida, clica-se em “Editar”, “Copiar”. Daí, basta clicar em “Imagem”, “Criar nova imagem”.  Opte por “Editar”,  “colar”. Então, falta apenas salvar na extensão que se deseja. 

Artesanato regional no Picuí, Maceió, AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário